Com surgimento datado na época dos antigos artistas japoneses, a serigrafia percorreu uma longa jornada até se estabelecer como uma solução de impressão para meios industriais, comerciais e artísticos. Mesmo com o advento de equipamentos digitais, a técnica se manteve como uma opção consolidada pela sua maior característica: a versatilidade. O mesmo processo de personalização que estampa camisetas, também pode ser utilizado para imprimir velocímetros de carros.
Serigrafia ganhou espaço em aplicações comerciais e até em níveis industriais (Crédito imagem: tind/Flickr)
Neste tipo de processo, em que se aplica tinta em uma tela vazada, o que determina os materiais e equipamentos usados é o tipo de trabalho. “Quanto maior a tiragem e a exigência de qualidade, mais se faz necessário investimentos em equipamentos, instrumentos e materiais”, comentam João Pintaudi e Lucimara de Andrade,docentes da Escola Senai Theobaldo De Nigris.
No caso, a serigrafia pode ser usada em aplicações comerciais, como estamparia de camisetas, confecção de cartões de visitas e personalização de canetas. “A serigrafia proporciona grandes oportunidades para novos empresários, sob diversas linhas de trabalho”, afirma Camila Erharter, diretora da Tele Silk. De acordo com ela, essa modalidade é capaz de apresentar resultados únicos e com uma vida útil superior a outros processos.
Na indústria, a técnica serigráfica tem presença em diversos segmentos, como eletrônico, automotivo e de embalagens. Para Renato Garuti, gerente da fábrica da Premier Pack, a serigrafia sai na frente por ser um processo mais eficiente e de melhor custo benefício do que outras modalidades, como tampografia e heat transfer. Já Ricardo Cristofalo, gerente de desenvolvimento de produtos da Wheaton, destaca que o diferencial do processo é sua qualidade de fixação: “A serigrafia possibilita alta produtividade e melhor aderência em relação a outras técnicas de decoração, além de boa qualidade visual e diversos tipos de efeitos”.
Agências de propaganda, galerias de arte, ilustradores e artistas plásticos encontraram na serigrafia uma forma de se diferenciar. Já a indústria utiliza a técnica em segmentos como o eletrônico, automotivo e de embalagens
Já no segmento artístico, a serigrafia é uma opção para públicos que buscam tiragens limitadas de artes. Agências de propaganda, galerias de arte, ilustradores e artistas plásticos estão entre os clientes do Estúdio Elástico, que viabiliza projetos serigráficos neste estilo. Segundo o sócio Rogério Maciel, com a serigrafia “a pessoa está mais envolvida na produção da sua arte do que ao enviar um arquivo digital e buscá-lo impresso”.
Você pode entender melhor as diferentes frentes de atuação da serigrafia na matéria de capa da edição #345 da Revista Silk-Screen. Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui. Ainda nessa edição, vale destacar que montamos ainda um Especial sobre os equipamentos disponíveis para atuar no segmento. Com tanto conteúdo disponível, não deixe de aprimorar seus conhecimentos!
FONTE:- http://signsilk.com.br/
Na Yguacú Máquinas você encontra uma completa linha de equipamentos e acessórios para o mercado serigráfico.
Faça uma visita a site :- www.yguacumaquinas.com.br e solicite seu orçamento.
Se preferir o atendimento pode ser feito através do fone ( 043 ) 3338-8879 com um dos consultores que estão sempre as ordens para melhor atende-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário